Sustentabilidade  na Alimentação

Água, o bem mais precioso!

O consumo intenso de recursos hídricos colocou a população mundial numa situação crescente de vulnerabilidade.

O World Resources Institute prevê que, continuando a tendência atual, a partir de 2040, 33 países estarão sob "risco extremamente elevado" de stress hídrico, e 26 países estarão sob "risco elevado" – Portugal faz parte deste último grupo .

Segundo o Portal da Água, em Portugal gastamos, em média, 187 litros de água por dia, por pessoa, mas apenas necessitamos de 110. 

Na realidade, o  maior consumo hídrico vem da nossa alimentação e dos bens que consumimos. 

Fala-se em "pegada hídrica" para representar a água que foi utilizada ou poluída em todos os processos de produção de algum bem ou alimento. A "pegada hídrica" tem em conta o local, a fonte e o momento em que o consumo de água se deu. 


ASSISTAM A ESTE PEQUENO VÍDEO PARA PERCEBER MELHOR O PROBLEMA!

Depois da exploração de alguns vídeos e feita uma pesquisa na Internet, os alunos do projeto, facilmente, chegaram à conclusão que o problema se intensifica quanto maior é o grau de desenvolvimento e de progresso do país/área em causa. 

Havia, então, que tomar consciência da gravidade da situação e, para isso, nada melhor que pôr  "mãos à obra"  para podermos agir e despertar as consciências!

Etapas do trabalho

  • Criação de um painel representativo do Stress hídrico no mundo, para sensibilização dos alunos da escola;
  • Análise de gráficos com a representação da disponibilidade da água no Planeta e percentagem de água doce;
  • Criação de uma "maquete" alusiva a esta questão - garrafão com cerca de 4,9 litros (4,875) de água; corresponde à água dos oceanos (salgada); 1 gobelet ou 1 proveta graduada com 125 ml de água a representar a água doce de difícil acesso; 1 Pipeta com 0,35 ml de água a representar a água doce acessível.
  • Análise da pegada hídrica dos alimentos - elaboração do perfil de animais/alimentos cuja criação/ alimentação requer mais água.

Os 10 mandamentos para poupar água

O que podemos, então, fazer?

  1. reduzir o nosso consumo ativo de água: desligar a água quando estamos no processo de higiene diária -  ensaboar as mãos,   lavar os dentes, ensaboar o cabelo ou  corpo; 
  2. carregar na totalidade as máquinas da roupa e da loiça e utilizar programas Eco;
  3. guardar e reaproveitar a água: regar plantas, autoclismo,  cozinhar;
  4. regar as plantas a horas adequadas, para prevenir a evaporação;
  5. reduzir a quantidade de água no autoclismo;
  6. usar adaptadores/redutores de caudal nas torneiras;
  7. reduzir o desperdício de comida;
  8. comprar  objetos em segunda-mão ou reutilizados;
  9. fazer uma alimentação mais à base de plantas (plant-based);
  10. diminuir o consumo de carne.

Dieta "Plant-based": um passo para a sustentabilidade

Um dos subtemas do nosso projeto prende-se com "Nutrição", designadamente, a importância da sustentabilidade na Alimentação. 

Que  impacto tem a nossa dieta nas emissões de CO2?

Ora, sabendo, que o consumo de carne é um dos fatores que desencadeia um gasto maior de recursos e que tem um impacto, considerável, tanto no ambiente como na saúde dos indivíduos,  há que rever o estilo de dieta que se segue.

Na segunda parte do projeto, o enfoque recaiu tanto sobre a importância do consumo de produtos orgânicos, sazonais e regionais/locais como da redução do consumo de carne.  

Assim, os alunos no projeto começaram por experimentar e degustar produtos mais sustentáveis - orgânicos, regionais e sazonais de forma a desmistificarem as expetativas e os preconceitos em relação à alimentação vegetariana ou vegana. Mais uma vez, depois de se consciencializarem da importância destas mudanças decidiram intervir na escola!



Vamos pôr as mãos na massa!

Etapas do trabalho

É objetivo desta fase do trabalho fazer a compilação de 10 receitas vegan ou vegetarianas que irão fazer parte de um livro de receitas comum às três escolas, que posteriormente será editado em suporte papel e enviado para todas as escolas parceiras.

Em trabalho de pares, os alunos do projeto realizaram as seguintes tarefas:

  • Fazer a pesquisa e selecionar uma receita vegetariana/vegan à escolha;
  • Testar a receita e enviar esse registo digital - vídeo ou fotografia - para o grupo;
  • Traduzir a receita para inglês;
  • Ilustrar as receitas.

A preocupação com o planeta e os seus recursos levaram os alunos a tentar fazer a diferença na escola.

Pensaram, então, que o melhor seria mostrar aos alunos da escola que uma alimentação vegetariana não era assim tão desinteressante.

Então decidiram confecionar algumas das receitas da sua recolha e fazer uma Sessão de Degustação na escola. 

Na expectativa de que era urgente tentar modificar os hábitos alimentares dos colegas, decidiram encorajá-lo: criaram uma apresentação com várias propostas de receitas "Plant-based", que retiraram da recolha de receitas vegetarianas/veganas, acrescentando outras.

O produto final e colaborativo do tema "Nutrição"  foi a criação de um "Livro de Receitas Vegetarianas/Veganas" com a recolha conjunta efetuada pelos alunos das três escolas

Fotogaleria 

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