Mobilidade em Madrid

Na semana de 30 de janeiro a 3 de fevereiro de 2023, decorreu a 2.ª Mobilidade deste Projeto Erasmus.

O Instituto Ramiro Maetzu, em Madrid, Espanha recebeu os parceiros do AE Pedro Jacques de Magalhães, em Alverca, Portugal e da Gesamtschule Lohmar, da Alemanha.

Em preparação...

A proposta de trabalho a apresentar na Mobilidade em Madrid passava pela criação de uma pequena dramatização que estivesse relacionada com o tema da sustentabilidade.

A equipa portuguesa decidiu que seria importante que se fizesse um trabalho que possibilitasse depreender a importância da prevenção e da consciencialização das pessoas, é nosso objetivo mudar mentalidades e foi isso que os nossos alunos fizeram.

O ponto de partida

Tendo como proposta a criação de uma dramatização, os alunos estabeleceram como objetivo expandir a sensibilização que fizeram em Portugal aquando da mobilidade, partindo, então, da ideia do próprio Planeta ser o protagonista e o ponto de destaque, tal como aconteceu na performance de dança, onde surgia como adereço o Planeta Terra.

Nesta perspetiva, o Planeta precisa de ser ajudado e mostrar a sua perspetiva em relação ao tema da Sustentabilidade.

A criação do guião

Em trabalho colaborativo, os alunos que integram o Projeto discutiram os aspetos que consideravam mais importantes e os assuntos mais urgentes nesta temática.

Começaram por escrever pequenas histórias, na primeira pessoa, sobre problemas ambientais, nas quais deveriam criar uma narrativa que possibilitasse a sua transformação em texto teatral.

Havia que mostrar a dimensão humana e o dilema da escolha… e deixar o problema para a assistência, isto é, não apresentar conclusões mas deixar ao público algo para refletir sem necessariamente culpabilizar alguém, porém, havendo lugar para a esperança e para o papel de cada um na mudança e na modificação das mentalidades.

A ideia

Depois de lidos os vários textos, os alunos decidiram adaptar as várias histórias e encarnar a TERRA e os seus elementos o AR, a ÁGUA e o SOLO.

Pintaram esses elementos em t-shirts que iriam servir de figurinos e pensara integrar a dança nesse projeto.

Seguiu-se a escolha da música e a melhor forma de integrar os alunos das escolas parceiras nesta dramatização. 

Estórias na primeira pessoa

Narrativas criadas pelos alunos

Preciso de dizer uma coisa, e preciso de o dizer bem alto, para que todos ouçam: estou doente. Estou muito doente.

Estou a sentir-me doente. Estou a ficar sem recursos. Dou tudo à Humanidade que em mim vive.
Eles querem mais, mais e mais e nunca estão satisfeitos.

Fotogaleria

Dramatização

Em palco sentada no chão, a Terra. Em voz off: como se fosse uma história de encantar um pouco do livro de Genesis com a história da Criação. 


LIVRO DE GENESIS 

A criação (…) 

No princípio criou Deus os céus e a Terra. E a Terra era sem forma e vazia. E disse Deus "Haja luz" E houve luz. E chamou Deus à luz Dia e às trevas Noite. E passou-se a tarde e a manhã do 1.º dia. 

Depois disse Deus: - Haja uma expansão no meio das águas e haja separação entre águas e águas (…) e chamou Deus à expansão Céus. E foi a tarde e a manhã do 2.º dia. 

E disse Deus: -Juntem-se as águas debaixo dos céus, num só lugar, e apareça a porção seca. E assim foi. E chamou Deus à porção seca terra e ao ajuntamento das águas Mares. E viu Deus que era bom. E disse Deus: - cubra-se a terra de vegetação. Plantas que deem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acordo com as suas espécies". E assim foi. E foi a tarde e a manhã do 3.º dia. 

E disse Deus: "Haja luminares no firmamento do céu para separar o dia da noite. Sirvam eles de sinais para marcar estações, dias e anos. Passou-se a tarde e a manhã do 4.º dia. 

E ao 5.º dia foram criados seres vivos de várias espécies e as águas, a terra e o céu encheram-se de vida. 

Até que ao 6. º dia, foi criado o homem e a mulher e foi-lhe dado domínio sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre o gado e sobre toda a Terra.

A Terra levanta-se e apresenta-se:

Olá. Eu sou a Terra. Existo há cerca de 4,5 bilhões de anos. Já estou cá há muito, muito… tempo. Vocês humanos apareceram apenas há cerca de 2,5 milhões e anos. Eu já existia antes de vocês e vou continuar a existir depois de vocês. Não preciso de humanos, mas vocês precisam de mim. As vossas ações irão determinar o vosso destino. Eu estou preparada para mudar, para evoluir, vocês estão? 

Eu não preciso de ti mas tu precisas de mim. (alto e pausadamente) 

A Terra senta-se de novo no chão do palco, no meio do palco

Entra em cena a água que circunda a Terra e se apresenta. 

Eu sou água. 

Sou oceano, sou mar, sou rio, sou nuvem, sou neve, gelo e chuva. 

Cubro cerca de 70% do planeta e sou fonte de vida. Estou no teu corpo. Tu sem mim não existias. 

Eu sou abrigo para alguns, fonte de alimento e de energia para outros. 

Vocês sujam-me, envenenam-me, desperdiçam-me e ainda assim esperam que eu vos alimente? Como é possível? Isto não funciona assim!

 Os humanos levam mais do que precisam e poluem muito.

Ouçam com atenção " se a natureza não se mantiver saudável / equilibrada, os humanos não sobreviverão" . 

Eu sou água. Já cobri todo este planeta uma vez e posso voltar a fazê-lo. 

 Eu não preciso de ti mas tu precisas de mim.  (alto e pausadamente/ talvez em coro com a Terra) 


A água senta-se no chão do palco, ao lado da Terra. 

Entra em cena o Solo.

 Eu fui rocha e agora sou solo. 

 Estou nas montanhas, nos vales e nos campos que cultivas.

Sou uma camada muito fina do teu planeta, sou fonte de vida para muitos organismos e alimento-te. Sem mim os humanos não existiriam. Contudo, têm-me envenenado com medicamentos, pesticidas, fertilizantes e lixos diversos. Estou a ficar doente. Sem mim muitas espécies de seres vivos serão extintas. E eu? Bem, eu não preciso de vocês. 

Na verdade, a minha transformação de rocha em solo pode demorar muitos anos mas irá acontecer, já vocês… 

Eu não preciso de ti mas tu precisas de mim. (alto e pausadamente/ talvez em coro com a Terra e a água) 

O Solo senta-se no chão do palco, ao lado da Terra e da água. 

Entra em cena o Ar. Entra em cena o Ar.


Eu sou Ar. 

Olha à tua volta. Não me vês pois não? Mas eu estou aqui. Abana-me. Sentiste? 

Eu formo a atmosfera e já estou na Terra há cerca de 4 bilhões de anos. 

 Sou feita de vários gases e fui mudando ao longo dos tempos. Demorou milhares de anos até conseguir a mistura perfeita e uma temperatura que te agrada. 

Eu sou o ar que respiras todos os dias. Já pensaste nisto? 

Contudo, principalmente os teus carros e fábricas estão a sujar-me e a alterar a proporção dos gases que me constituem. Está tudo a ficar tão diferente que às vezes já nem me reconheço.

Tornei-me imprevisível. Os tufões e tornados são cada vez mais frequentes e intensos. Há quem diga que já não há Primavera, Verão, Outono e Inverno. Há lugares onde as secas ameaçam a vida enquanto noutros sítios são as inundações. Fala-se em alterações climáticas e em aquecimento global

Já não me consigo controlar. De qualquer modo não me preocupo. Pode demorar milhares de anos mas sei que vou ficar bem.

 Eu não preciso de ti mas tu precisas de mim. (alto e pausadamente/ talvez em coro com a Terra e a água e o solo) 

No fim, levanta-se a Terra e todos os elementos (água, solo, ar). 

 A Terra diz " Eu sou lar. Se não tomares conta de mim, não poderei tomar conta de ti."

Todos em coro dizem: 

Eu não preciso de ti, mas tu precisas de mim.


Cada um dos elementos levanta-se e vai buscar um aluno parceiro para dançar, ao som da música "Mother Nature"!


Preparação da sessão no Parlamento de Madrid

Os alunos tiveram de preparar uma breve apresentação sobre alguma herança ambiental da região, com vista a ser exposta na sessão no Parlamento de Madrid. Tiveram, ainda, de explorar alguma situação que causasse um impacto negativo nessa mesma região.

Temas a explorar

Uma herança ambiental

A Estuário da Reserva Natural do Tejo

Embora Portugal seja um país pequeno, tem uma grande diversidade ambiental e vários áreas protegidas. 

Por isso, a equipa portuguesa optou por falar da área protegida mais próxima de nós, da nossa escola, o Estuário do Tejo Reserva natural. Esta reserva natural é a maior zona húmida do país e uma das mais importantes do Europa. É um santuário para peixes, moluscos, crustáceos e especialmente para aves que fazem escala na sua migração entre o norte da Europa e África. Durante a época de migração, o estuário recebe mais de 120 mil aves Criada em 1976, além de uma extensa área de águas estuarinas, possui ainda vastos campos cortada por riachos, pântanos, sapais e terras agrícolas aluviais. Embora os terrenos à volta do estuário sejam uma área de elevada produtividade, são as aves aquáticas que dão ao estuário do Tejo a sua importância internacional.

Ameaças e risco ambiental

Ainda que não esteja decidida a localização para a construção de um novo aeroporto em Portugal, são apontadas algumas áreas em específico.

Uma das zonas apontadas é na margem direita ou esquerda do estuário do Tejo, e há projetos nesse sentido. 

Se o aeroporto for construído num destes locais, haverá maior pressão humana sobre o local, nomeadamente a ocupação do território e o aumento dos níveis de poluição atmosférica e sonora. 

O aeroporto terá impactos muito negativos na avifauna migratória e invernal do estuário do Tejo, que é protegido internacionalmente, não só porque irá sobrepor parte da ZPE (Zona Especial de Proteção das Aves), mas também porque aviões comerciais sobrevoarão em baixa altitude.

O impacto da construção de um aeroporto numa destas localizações será negativo para a avifauna e humanos que habitam as cidades dos arredores da reserva.

Reportagem - Mobilidade

 

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