Sustentabilidade na Alimentação
Água, o bem mais precioso!
O consumo intenso de recursos hídricos colocou a população mundial numa situação crescente de vulnerabilidade.
O World Resources Institute prevê que, continuando a tendência atual, a partir de 2040, 33 países estarão sob "risco extremamente elevado" de stress hídrico, e 26 países estarão sob "risco elevado" – Portugal faz parte deste último grupo .
Segundo o Portal da Água, em Portugal gastamos, em média, 187 litros de água por dia, por pessoa, mas apenas necessitamos de 110.
Na realidade, o maior consumo hídrico vem da nossa alimentação e dos bens que consumimos.
Fala-se em "pegada hídrica" para representar a água que foi utilizada ou poluída em todos os processos de produção de algum bem ou alimento. A "pegada hídrica" tem em conta o local, a fonte e o momento em que o consumo de água se deu.
ASSISTAM A ESTE PEQUENO VÍDEO PARA PERCEBER MELHOR O PROBLEMA!
Depois da exploração de alguns vídeos e feita uma pesquisa na Internet, os alunos do projeto, facilmente, chegaram à conclusão que o problema se intensifica quanto maior é o grau de desenvolvimento e de progresso do país/área em causa.
Havia, então, que tomar consciência da gravidade da situação e, para isso, nada melhor que pôr "mãos à obra" para podermos agir e despertar as consciências!
Etapas do trabalho
- Criação de um painel representativo do Stress hídrico no mundo, para sensibilização dos alunos da escola;
- Análise de gráficos com a representação da disponibilidade da água no Planeta e percentagem de água doce;
- Criação de uma "maquete" alusiva a esta questão - garrafão com cerca de 4,9 litros (4,875) de água; corresponde à água dos oceanos (salgada); 1 gobelet ou 1 proveta graduada com 125 ml de água a representar a água doce de difícil acesso; 1 Pipeta com 0,35 ml de água a representar a água doce acessível.
- Análise da pegada hídrica dos alimentos - elaboração do perfil de animais/alimentos cuja criação/ alimentação requer mais água.
Os 10 mandamentos para poupar água
O que podemos, então, fazer?
- reduzir o nosso consumo ativo de água: desligar a água quando estamos no processo de higiene diária - ensaboar as mãos, lavar os dentes, ensaboar o cabelo ou corpo;
- carregar na totalidade as máquinas da roupa e da loiça e utilizar programas Eco;
- guardar e reaproveitar a água: regar plantas, autoclismo, cozinhar;
- regar as plantas a horas adequadas, para prevenir a evaporação;
- reduzir a quantidade de água no autoclismo;
- usar adaptadores/redutores de caudal nas torneiras;
- reduzir o desperdício de comida;
- comprar objetos em segunda-mão ou reutilizados;
- fazer uma alimentação mais à base de plantas (plant-based);
- diminuir o consumo de carne.
Dieta "Plant-based": um passo para a sustentabilidade
Um dos subtemas do nosso projeto prende-se com "Nutrição", designadamente, a importância da sustentabilidade na Alimentação.
Que impacto tem a nossa dieta nas emissões de CO2?
Ora, sabendo, que o consumo de carne é um dos fatores que desencadeia um gasto maior de recursos e que tem um impacto, considerável, tanto no ambiente como na saúde dos indivíduos, há que rever o estilo de dieta que se segue.
Na segunda parte do projeto, o enfoque recaiu tanto sobre a importância do consumo de produtos orgânicos, sazonais e regionais/locais como da redução do consumo de carne.
Assim, os alunos no projeto começaram por experimentar e degustar produtos mais sustentáveis - orgânicos, regionais e sazonais de forma a desmistificarem as expetativas e os preconceitos em relação à alimentação vegetariana ou vegana. Mais uma vez, depois de se consciencializarem da importância destas mudanças decidiram intervir na escola!
Vamos pôr as mãos na massa!
Etapas do trabalho
É objetivo desta fase do trabalho fazer a compilação de 10 receitas vegan ou vegetarianas que irão fazer parte de um livro de receitas comum às três escolas, que posteriormente será editado em suporte papel e enviado para todas as escolas parceiras.
Em trabalho de pares, os alunos do projeto realizaram as seguintes tarefas:
- Fazer a pesquisa e selecionar uma receita vegetariana/vegan à escolha;
- Testar a receita e enviar esse registo digital - vídeo ou fotografia - para o grupo;
- Traduzir a receita para inglês;
- Ilustrar as receitas.
A preocupação com o planeta e os seus recursos levaram os alunos a tentar fazer a diferença na escola.
Pensaram, então, que o melhor seria mostrar aos alunos da escola que uma alimentação vegetariana não era assim tão desinteressante.
Então decidiram confecionar algumas das receitas da sua recolha e fazer uma Sessão de Degustação na escola.
Na expectativa de que era urgente tentar modificar os hábitos alimentares dos colegas, decidiram encorajá-lo: criaram uma apresentação com várias propostas de receitas "Plant-based", que retiraram da recolha de receitas vegetarianas/veganas, acrescentando outras.
O produto final e colaborativo do tema "Nutrição" foi a criação de um "Livro de Receitas Vegetarianas/Veganas" com a recolha conjunta efetuada pelos alunos das três escolas