Pegada Ecológica
Já alguma vez pararam para pensar que o nosso estilo de vida deixa "rastos", "pegadas" no nosso Planeta?
A pegada ecológica é um indicador da quantidade de recursos naturais consumidos pelo indivíduo/sociedade e integra o impacto que os diferentes estilos de vida e padrões de consumo, incluindo a quantidade de comida, bens e serviços consumidos têm no Planeta. Observa-se, assim, a quantidade de recursos naturais usados e o dióxido de carbono emitido como resultado do fornecimento desses bens e serviços.
Ora espreitem este vídeo e saberão melhor como é calculada esta pegada!!
No seguimento do nosso trabalho, os estudantes envolvidos no projeto calcularam a sua pegada ecológica utilizando a calculadora da Global Footprint Network.
Os resultados da escola foram os seguintes:
O grupo de estudantes no projeto precisam de 3,1 planetas e o Dia de Sobrecarga da Terra do nosso grupo é 21 de abril de 2021.
Também descobrimos que a nossa pegada ecológica é de 5,5 e a pegada de carbono de 7,95t/ano-
Depois de calcularem a pegada ecológica, muitos alunos mostraram-se preocupados, outros chocados e até mesmo inspirados para mudarem os seus estilos de vida, de forma a melhorar a sustentabilidade do planeta.
Depois de analisados os resultados constatou-se que as principais razões para estes valores se prendem com:
- Mobilidade: fraca utilização de transportes públicos e consequente gasto de combustível para as deslocações;
- Energia: grande consumo energético e negligência no uso, pouca eficiência energética em casa e usos reduzido de energias renováveis;
- Alimentação: consumo excessivo de alimentos de origem animal; desperdício de comida;
- Água: uso desregrado e negligente da água;
- Resíduos: grande produção de lixo e má separação de lixo comida e má separação de lixos.
Próximos passos:
Depois de calcular a pegada ecológica e analisar os resultados em grupo, os alunos envolvidos no projeto refletiram acerca de possíveis soluções para estes problemas.
Assim projetaram:
- o contacto com as seguintes entidades:
* Direção do Agrupamento;
* Autarquia - Câmara Municipal de Vila Franca de Xira (Departamento da Educação e do Ambiente) e Junta de Freguesia;
* Empresa Valorsul, SA;
* Comissão Coordenadora da Região de Lisboa e Vale do Tejo
- a monitorização do tipo de resíduos domésticos produzido nas suas casas durante um determinado período de tempo, para assim tomarem consciência dos seus hábitos individuais.
É urgente mudar o nosso estilo de vida!
Monitorização no refeitório
Foi criada uma Brigada de Intervenção e, durante uma semana, foi feita uma monitorização, no Refeitório do Agrupamento, para identificar possíveis problemas relacionados com a alimentação, designadamente, aspetos de desperdício alimentar e resíduos não separados.
Sessão World Café
Foi feita uma sessão com vários parceiros/organizações como a Câmara Municipal de VFX( Departamento de Educação, Departamento de Ambiente e Gestão do Espaço Público), a Junta de Freguesia de Alverca, a Direção do Agrupamento, representantes do Conselho Geral e da Associação de Pais, com o objetivo de apresentar estratégias/soluções para os problemas identificados.
Vídeo de sensibilização
Vamos lá começar!!!
É hora da mudança!
Ao longo do projeto, o foco mantém-se na questão da mudança: o que cada escola pode fazer para promover, a título individual ou global (escola), a sensibilização para a adoção de estilos de vida sustentáveis.
Tendo por base a Agenda 21, a qual pressupõe um plano de ação em que cada país se compromete a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas socioambientais e a Agenda 2030, onde foram definidos os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) é objetivo deste projeto treinar "mentores ambientais" em cada uma das escolas parceiras, através da articulação de diferentes áreas sociais e de desenvolvimento.
O treino de "mentores" em assuntos socioambientais é um dos objetivos do projeto.
Em cada encontro, é feita uma avaliação/balanço do trabalho desenvolvido e são definidos mais aspetos a tratar e aferidas estratégias e formas de intervenção futuras.
Os alunos que integram o projeto têm a missão de incutir mudanças de hábitos nos outros alunos da escola e despertar a consciência cívica da comunidade escolar.
Em suma, os participantes no projeto funcionam como replicadores do que aprenderam.